Abaixo vocês acompanham a primeira pesquisa feita por nossa equipe para o desenvolvimento de nosso projeto. Nela trazemos informações sobre a visão e principalmente sobre a deficiência e os deficientes visuais. Leiam para saber um pouco mais sobre o que nós estamos pesquisando.
A
visão é o canal mais importante de relacionamento do indivíduo com o mundo
exterior, ela capta registros próximos ou distantes e permite organizar, no
nível cerebral, as informações trazidas pelos outros órgãos dos sentidos.
Estudos recentes revelam que enxergar não é uma habilidade inata, ou seja, ao
nascer ainda não sabemos enxergar: é preciso aprender a ver. Não é um processo
consciente, estamos ensinando um bebê a enxergar, ao carregá-lo no colo e ir
mostrando: Olha o gatinho; Onde está seu irmão? Nós todos temos diversos
‘sistemas-guia’, formas muito pessoais que usamos para nos orientar no espaço.
A visão constitui um desses sistemas-guia, provavelmente, o mais poderoso
deles. Assim, os cegos precisam recorrer a outros tipos de sistemas-guia.
Os
graus de visão abrangem um amplo espectro de possibilidades: desde a cegueira
total, até a visão perfeita, também total. A expressão “deficiência visual” se
refere ao espeto que vai da cegueira até a visão subnormal. Chama-se visão
subnormal (ou baixa visão, como preferem alguns especialistas) à alteração da
capacidade funcional decorrente de fatores como rebaixamento significativo da
acuidade visual, redução importante do campo visual e da sensibilidade aos contrastes
e limitação de outras capacidades.
A
cegueira, ou perda total da visão, pode ser adquirida, ou congênita (desde o
nascimento). O indivíduo que nasce com o sentido da visão, perdendo-o mais
tarde, guarda memórias visuais, consegue se lembrar das imagens, luzes e cores
que conheceu, e isso é muito útil para sua readaptação. Quem nasce sem a
capacidade da visão, por outro lado, jamais pode formar uma memória visual ou possuir
lembranças visuais.
A deficiência visual congênita pode ser a amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita, etc. Já
cegueira adquirida pode ser adquirida atraves de
traumas oculares, catarata, degeneração senil de mácula, glaucoma, alterações
relacionadas à hipertensão, etc.
A visão é nossa
principal fonte de dados ,com ela vemos rostos ,cores,objetos ,lemos.A
falta dela nos leva a nos adaptar e procurar novos meios de chegar as
informações.
Os deficientes visuais enfrentam uma grande
dificuldade para enxergar este mundo
onde vivemos. Esta deficiência proporciona uma dependência em ter alguém
sempre por perto, olhando e guiando. Atravessar uma rua, pegar um ônibus,estudar, trabalhar imagine tudo isso sem enxergar.
Um deficiente visual para compensar sua falta de visão
,tanto tem uma audição como possui um tato muito mais aguçado. Adaptar para que
estes sentidos tomem lugar da visão é a
solução, vemos hoje cães guias, celulares que funcionam só pela ativação da
voz, o braille e maquinas de escrever em
braille,objetos e outros, todos para facilitar a vida e é a forma de
enfrentar a barreira da cegueira.
Referências:
Referências:
- http://revistaescola.abril.com.br/formacao/deficiencia-visual-inclusao-636416.shtml
- http://deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1038927219

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