sábado, 1 de novembro de 2014

Pesquisa - A Deficiência Visual


Abaixo vocês acompanham a primeira pesquisa feita por nossa equipe para o desenvolvimento de nosso projeto. Nela trazemos informações sobre a visão e principalmente sobre a deficiência e os deficientes visuais. Leiam para saber um pouco mais sobre o que nós estamos pesquisando.

A visão é o canal mais importante de relacionamento do indivíduo com o mundo exterior, ela capta registros próximos ou distantes e permite organizar, no nível cerebral, as informações trazidas pelos outros órgãos dos sentidos. Estudos recentes revelam que enxergar não é uma habilidade inata, ou seja, ao nascer ainda não sabemos enxergar: é preciso aprender a ver. Não é um processo consciente, estamos ensinando um bebê a enxergar, ao carregá-lo no colo e ir mostrando: Olha o gatinho; Onde está seu irmão? Nós todos temos diversos ‘sistemas-guia’, formas muito pessoais que usamos para nos orientar no espaço. A visão constitui um desses sistemas-guia, provavelmente, o mais poderoso deles. Assim, os cegos precisam recorrer a outros tipos de sistemas-guia.
Os graus de visão abrangem um amplo espectro de possibilidades: desde a cegueira total, até a visão perfeita, também total. A expressão “deficiência visual” se refere ao espeto que vai da cegueira até a visão subnormal. Chama-se visão subnormal (ou baixa visão, como preferem alguns especialistas) à alteração da capacidade funcional decorrente de fatores como rebaixamento significativo da acuidade visual, redução importante do campo visual e da sensibilidade aos contrastes e limitação de outras capacidades.
A cegueira, ou perda total da visão, pode ser adquirida, ou congênita (desde o nascimento). O indivíduo que nasce com o sentido da visão, perdendo-o mais tarde, guarda memórias visuais, consegue se lembrar das imagens, luzes e cores que conheceu, e isso é muito útil para sua readaptação. Quem nasce sem a capacidade da visão, por outro lado, jamais pode formar uma memória visual ou possuir lembranças visuais.
A deficiência visual congênita pode ser a amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita, etc. Já cegueira adquirida pode ser adquirida atraves de traumas oculares, catarata, degeneração senil de mácula, glaucoma, alterações relacionadas à hipertensão, etc.  
          A visão é nossa  principal fonte de dados ,com ela vemos rostos ,cores,objetos ,lemos.A falta dela nos leva a nos adaptar e procurar novos meios de chegar as informações.
           Os deficientes visuais enfrentam uma grande dificuldade   para enxergar este mundo onde vivemos. Esta deficiência proporciona uma dependência em ter alguém sempre por perto, olhando e guiando. Atravessar uma rua, pegar um ônibus,estudar, trabalhar imagine tudo isso sem enxergar.
             Um deficiente visual para compensar sua falta de visão ,tanto tem uma audição como possui um tato muito mais aguçado. Adaptar para que estes sentidos tomem lugar da visão é a solução, vemos hoje cães guias, celulares que funcionam só pela ativação da voz, o braille  e maquinas de escrever em braille,objetos e outros, todos para facilitar a vida e é a forma de enfrentar  a barreira da cegueira.

Referências:

  • http://revistaescola.abril.com.br/formacao/deficiencia-visual-inclusao-636416.shtml
  • http://deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1038927219

Nenhum comentário:

Postar um comentário