domingo, 24 de maio de 2015

Enigma da Mesa - A Constante Cosmológica


Olá galera! Como todos já sabem nossa equipe foi uma das únicas no mundo a desvendar o enigma do tapete da temporada de 2014/2015 (World Class), mas estávamos permitidos a divulgá-lo somente após o World Festival. E ele já aconteceu! Com isso trazemos à tona o texto que enviamos para Scott Evans, texto que teve a confirmação de ter desvendado o mistério desse ano.

Viemos por meio deste propor uma solução para o enigma da mesa desse ano. Sabendo que o tema é "World Class" fomos analisar a mesa para buscar possíveis soluções para o enigma. Encontramos nela uma conexão entre cada uma das missões por meio de desenhos que compõem o tapete. Também encontramos na mesa no canto sudeste da mesa uma fórmula que representa a Constante Cosmológica.
A Constante Cosmológica é o resultado da multiplicação da Constante de Planck pela Constante Gravitacional. Ela foi criada por Albert Einstein buscando explicar a expansão do universo, teoricamente ela garantiria a existência de um universo estacionário e isotrópico. Essas duas constantes, G e h, quando multiplicadas tomam o tamanho do cosmo. A constante Gravitacional foi desenvolvida por Isaac Newton tendo como objetivo calcular a gravidade do universo. A constante de Planck foi desenvolvida por Max Planck buscando determinar os pacotes de energia responsáveis pela mudança de elétrons em átomo compondo a Lei da Quântica.
Segundo o conceito de constante cosmológica, as galáxias se afastam uma das outras, mas sua densidade espacial permanece constante. Ou seja, matéria nova (átomos de hidrogênio) está constantemente sendo criada em todo o universo, condensando-se em seguida e formando novas estrelas e novas galáxias entre as que já existem. Assim, a densidade espacial permanece constante, o que significa que o universo não teve início e não terá fim.
Pelo fato  desse ano o torneio estar relacionado com a aprendizagem e ensino e também por encontramos uma constante que representa a expansão do universo, pensamos em uma alusão destas palavras chaves, o conhecimento; tendo este como significado um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem. Toda a imensidão deste universo que segundo essa constante está em contínua expansão seria a possibilidade de um conhecer ilimitado e cada vez maior. Outro fator que nos levaram a chegar nessa conclusão começa pela representação das constantes G e h, pois GH
 é o nome de um hormônio que controla as funções do crescimento nos organismos vivos.
  Mas o conhecimento para crescer precisa deixar de ser individual e se tornar coletivo. E assim como podemos acreditar nas origens do universo? Quem traria o compartilhamento para nós? Seria a FLL um dos arautos do saber e motivador de um mundo melhor? Durante os rounds as equipes são postas em duas mesas emparelhadas onde a missão Aprendizado/Comunicação a Distância é a mesma para as duas equipes, ou seja, é compartilhada. 
Todo esse contexto ainda nos traz para um área de estudo da filosofia, a Epistemologia. Ela estuda o conhecimento, falando da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Mas o que mais nos intrigou nesse conteúdo foi sua problemática, que compreende a questão da possibilidade do conhecimento - se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno. 
E assim pensamos ter desvendado o enigma desse ano, a World Class seria um torneio onde todos pudessem compreender o quanto o conhecimento pode ser vasto e ao mesmo tempo esse enigma queira nos fazer despertar para o quão importante é o campeonato, como ele é capaz de nos estimular a aprender mais e mais. Entramos confusos querendo aprender no campeonato FLL e saímos ainda mais confusos, mas com uma outra mente buscando aprender e melhorar cada vez mais. 

É realmente incrível entender a Constante e seu significado na FLL. Compartilhem a solução do enigma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário