terça-feira, 15 de março de 2016

Por quê escolhemos copos e sacolas plásticas?


Alguns meses atrás, em 2015, começávamos uma nova jornada FLL, pensando em novas maneiras de lidar com o lixo. Ficamos muito tempo procurando um problema que nos chamasse atenção, tentamos lidar com muitas coisas! 



Porém, no final de todas as pesquisas o que mais nos chamou atenção foi o vídeo de uma tartaruga sofrendo com pedaços de plástico em sua narina. 

Todos os estudos levaram a um só ponto, o plástico. Daí veio nossa inspiração para lidar com esses materiais. 
Copos plásticos são os resíduos sólidos menos reciclados do planeta e mais de 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas no mundo anualmente. Isso sem falar no baixo preço que esses dois materiais tem nas cooperativas, o que gera todo um desinteresse/despreocupação quanto a eles. 
Fomos mais a fundo e descobrimos que o plástico pode prejudicar a vida dos animais de muitas outras maneiras. Asfixias, destruição dos canais digestivos e intestinais e o mais preocupante, por intoxicações!
Todos esses dados reunidos nos motivaram a unir forças para desenvolver uma solução que reduzisse a quantidade de copos e sacolas plásticas que vão para os oceanos e que muitas vezes são os causadores desses problemas. Pensamos no PLASTISSEIRO!

Mais de 80% dos plásticos são descartados depois da primeira utilização. E copos e sacolas compõem grande parte dessa porcentagem. 

Lembrando que nosso objetivo não é atuar diretamente ou corrigir um problema. E sim, evitar que esses materiais sólidos (sacolas e copos descartáveis) se tornem o problema. Um único PLASTISSEIRO, estará evitando que 140 copos descartáveis e 340 sacolas plásticas se degradem no meio ambiente.

O PLASTISSEIRO será implantado em uma cooperativa de lixo. Será produzido por funcionários da indústria que já lidam com esse tipo de serviço e a renda adquirida pela venda dos Plastisseiros será distribuída entre os funcionários da cooperativa, gerando também novas oportunidades de emprego.

Estamos oferecendo um produto de fácil acessibilidade, baixo preço e totalmente viável para implementação, além de estar incrementando a área social e evitando que um grande problema ambiental seja criado. Esse é o PLASTISSEIRO! Durma com a consciência limpa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário