terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Projeto de pesquisa

Este é o Plastisseiro, nosso projeto de pesquisa! O nominamos assim após a junção das palavras: Plástico e travesseiro. Representando assim um travesseiro estofado de plástico. Nossos plastisseiros tem estofamento 100% reaproveitável, feitos de sacolas e copos plásticos.
Você sabia que nos nossos lixos, são descartados 13 bilhões de sacolas plásticas e 510 milhões de copos descartáveis por ano apenas no Brasil? E sabe o que isso causa nos nossos oceanos? 88% da superfície deles contém plástico.
O tempo de decomposição dos copos plásticos é de aproximadamente 400 anos e sacolas cerca de 100 anos. Na maioria das vezes não são descartados da forma correta. Além de demorar um grande período de tempo para a decomposição, a sacola muitas vezes chega nas cooperativas e se torna um lixo plástico incapaz de ser reciclado. Para piorar o copo é o resíduo sólido menos reciclável do planeta com as cooperativas pagando um valor considerado baixo de apenas 0,20 centavos por quilo do material.

Cada vez mais o lixo plástico vem se acumulando causando muitos problemas, como a superlotação de aterros e lixões, o entupimento de bueiros o que propicia alagamentos e enchentes e a poluição de rios e oceanos que ocasiona a destruição da vida marinha. O lixo plástico representa cerca de 20% de todo o lixo produzido no mundo. Segundo Laurence Maurice, do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento francês, o plástico mata cerca de 1,5 milhão de animais por ano, sendo eles aves, baleias, peixes e tartarugas. Inclusive, serviu de inspiração para a criação do nosso projeto um vídeo de uma tartaruga sofrendo com o plástico no oceano. 

ASSISTA: (Imagens fortes)



Desde então pensamos em maneira de como lidar com sacolas e copos plásticos, um lixo que é tão descartado e tão pouco reciclado nos dias de hoje.

                         

Com base nesses aspectos, criamos nosso projeto de pesquisa. Fizemos vários testes, sempre pedindo a opinião das pessoas, incluindo profissionais ligados com o assunto. Para nosso primeiro protótipo, utilizamos apenas sacolas plásticas picotadas, porém percebemos que não ficou totalmente adequado e recomendado por sua textura muita macia. Após conselhos e críticas, decidimos implementar copos plásticos picotados à mão em sua estrutura, como consequência, tornaria o plastisseiro mais firme e anatômico. 




Após concluída toda a fase de testes, fomos a produção! Dividimos a etapa de produção em duas etapas:

1ª etapa - Estrutura:
Picotamos os copos plásticos com a exceção de sua parte mais rígida à mão. Após isso, misturamos os copos já picotados com as sacolas trituradas para o estofamento de uma estrutura de pano costurada.



2ª etapa - Cobertura 
Um travesseiro totalmente macio não é aconselhado pelos profissionais, mas precisamos torná-lo confortável para o uso. Esse é o objetivo da segunda etapa. Cobrir apenas com sacolas plásticas a estrutura, transformando o plastisseiro em duas camadas. 



Contêiner de copos plásticos 
Arrecadamos copos plásticos através de campanhas realizadas em nossa escola. Detectamos o descarte semanal de 2400 copos, o que dá uma média de 343 copos por dia  somente na nossa escola. Isso significa que em 30 dias, nós consumimos 75 mil copos. Juntando nossas nove unidades daria para encher um ônibus do Eixo Anhanguera em um ano. Arrecadamos sacolas também! Por meio de doações de nossos colegas conseguimos o suficiente para a produção de nosso projeto. 


Visita à indústria de copos plásticos
Visita ao aterro sanitário

Levamos o plastisseiro à pessoas que podem se beneficiar com ele. Nosso primeiro compartilhamento foi com a ONG VerdiVale, uma organização ecológica formada por professores da UFG que se preocupam com a conscientização.

Já levamos nosso projeto até uma indústria de copos plásticos e uma cooperativa de catadores. O plastisseiro também foi apresentado para os funcionários do aterro sanitário de Goiânia.
Compartilhamos nosso projeto com uma fisioterapeuta, com um engenheiro ambiental e com o coordenador da universidade inglesa New Castle. 


Visita do coordenador da universidade de New Castle
Ida à cooperativa Coopermás









                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário