sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Plástico nos mares causa asfixia em tubarões e prejudica outros animais marinhos


               As cintas plásticas atiradas por navios de pesca são grandes fatores para mortes de animais marinhos, em especial dos tubarões.
            Essas são partes descartáveis de tampas de plásticos dos frascos de óleo. Foram encontrados no litoral de São Paulo, três tubarões cações-frango com coleiras plásticas em volta do corpo, um dos tubarões não podia nem se alimentar, pois sua boca estava envolvida por uma destas coleiras. Em um filhote, a coleira dificultava a alimentação e a respiração, pois se encontrava na região branquial.
           Esses resíduos não afetam somente os tubarões. Assim como outros animais aquáticos, como focas, leões marinhos e lobos-marinhos que também foram encontrados mortos em países como Austrália, Havaí e no território da Antártida. 
          Por pura curiosidade, os animais tendem a se aproximar desses objetos que são estranhos em seu habitat natural e se tornam presas fáceis de cintas, linhas de pesca, redes e cordas abandonadas no oceano por barcos de pesca. Uma vez presos, os animais dificilmente conseguem escapar, sobretudo porque com o passar do tempo eles aumentam de tamanho e a coleira fica ainda mais apertada.
             Uma atitude simples, como pensar duas vezes antes de jogar objetos plásticos no mar, já é um grande passo, mas diversas medidas precisam ser tomadas para que haja efetividade na solução do problema.

*Para mais informações, acesse: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1144-plastico-nos-mares-causa-asfixia-de-tubaroes-e-prejudica-outros-animais-marinhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário