quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sacolas biodegradáveis não são a solução!



"Animais marinhos não distinguem uma sacola plástica biodegradável de uma normal."

O plástico biodegradável é atualmente uma das soluções mais propostas para o plástico convencional (derivado de petróleo); com uma degradação em menos de 180 dias! Mas esse vídeo que vocês viram mostra que não é bem assim...

Para que tal degradação ocorra torna esse material tão prejudicial quanto o convencional; necessita-se de calor, umidade e solo para que os micro-organismos possam se proliferar e alimentar das cadeias de carbono.
Agora imagine isso nos oceanos. Pesquisas indicam que o ambiente propício para as degradações NÃO É O OCEANO. Assim como convencional, ele se quebrará em pequenas partículas e continuará disperso pelos oceanos, onde servirá como uma esponja para materiais químicos e causando danos aos animais marinhos.
Por isso, concluímos que o plástico biodegradável não é a grande solução para esses materiais. Servindo apenas para abrandar o que já está acontecendo: a superlotação de aterros e degradação do meio ambiente.

Anualmente, um terço dos plásticos descartados vão parar no oceano. E mesmo sendo biodegradáveis, eles vão continuar lá por longos anos. Identificamos em nosso projeto, o Plastisseiro, uma solução capaz de conter esse problema. O plástico ainda levará anos para se decompor, mas que tal trocar mortes de animais marinhos por uma boa noite de sono?

Nenhum comentário:

Postar um comentário